Sesab lança Campanha Novembro Azul com ações em todo o estado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inicia a campanha Novembro Azul com uma programação ampla voltada à saúde integral do homem, focando na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata e o diabetes. As atividades ocorrem ao longo de todo o mês, tanto na capital quanto no interior, incluindo palestras, rodas de conversa, consultas especializadas e exames.
“A saúde do homem vai além do consultório e deve ser uma preocupação contínua. Queremos romper com estigmas e fortalecer a busca por autocuidado e prevenção”, afirma a secretária de saúde, Roberta Santana. “Esse é o nosso compromisso: aproximar os homens dos serviços de saúde e garantir que tenham acesso a um atendimento integral e de qualidade”, salientou.
Com o objetivo de reforçar a atenção integral à saúde masculina, destacam-se entre as ações da campanha a oferta de consultas com urologista e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) no Ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos e no Centro Estadual de Oncologia (Cican), e de consultas de ginecologia e mastologia para homens transexuais e pessoas não-binárias, no Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. Esses atendimentos serão 100% agendados e a forma de agendamento será divulgada em breve.
A campanha abrange toda a Bahia, incluindo unidades de saúde do interior, a exemplo da Policlínica de Vitória da Conquista, que promoverá consultas de urologia e atividades educativas. Com o apoio de parceiros, a Sesab ampliará o alcance da campanha, incentivando os homens a cuidarem da saúde de forma preventiva e contínua.
Também contarão com ações no âmbito do Novembro Azul unidades como o Hospital Geral do Estado, Hospital Especializado Mário Leal e Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), em Salvador; o Hospital Geral de Camaçari; o Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas; o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas; o Hospital Geral do Oeste, em Barreiras; e o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba.